Este projeto visa compartilhar com a comunidade alguns conhecimentos relacionados à promoção de aprendizagem a partir do desenvolvimento de jogos digitais. Para isso são realizados encontros semanais abertos para professores da educação básica. Esses encontros são realizados no Colégio de Aplicação da UFRJ. Também há alguns encontros com jovens do complexo do Alemão, a partir da parceria com o Projeto 'Seu Amanhã' que busca a gamificação da preparação desses jovens para a empregabilidade. Tais encontros serão realizados na Avenida Itaoca 2353 Fundos - Inhaúma.
O uso do desenvolvimento de jogos digitais como contexto autêntico para promoção de aprendizagem e a gamificação de processos educacionais estão presentes em pesquisas acadêmicas e em algumas práticas isoladas. Este projeto promove interações entre membros da universidade, professores da rede pública e jovens de uma comunidade do Rio de Janeiro, com objetivo de desenvolver atividades de aprimoramento acadêmico, profissional e pessoal.
Os jovens precisam de oportunidades de aprimoramento pessoal que congreguem aspectos técnicos, culturais, tecnológicos e, ao mesmo tempo, lhes permitam transformar a realidade local, por exemplo melhorando suas chances de empregabilidade. Para isso é necessário encontrar uma linguagem atrativa e envolvente que promova o engajamento e uma aprendizagem efetiva. A partir de estudos teóricos e da realização de práticas experimentais, pretende-se desenvolver:
I) estratégias de gamificação no processo de preparação para a empregabilidade de jovens de uma comunidade do Rio de Janeiro;
II) um curso semipresencial para professores da educação básica interessados em utilizar a criação de jogos digitais na educação;
III) atividades para promoção de aprendizagem de conteúdos escolares baseadas na criação e no uso de jogos digitais.